skip to Main Content

Centro de Atendimento Especializado PETER PAN

As ações pedagógicas do Programas Pedagógicos Específicos inserem-se na proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação  Cultura e Esporte de ESCOLARIZAÇÃO para a 2ª fase do Ensino Fundamental, destinando-se aos educandos a partir de 14 anos de idade com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, dando continuidade ao REFAZER (Transtorno do Espectro Autista) com o método TEACCH, que necessitam de apoios do tipo generalizados e extensivos.

As ações pedagógicas dos programas Ensino Fundamental I e II (Projeto Pedagógico Específico) e Projeto REFAZER são norteadas  pelos projetos Identidade e Cidadania no 1º bimestre; Meio Ambiente e Saúde no 2º Bimestre; Conhecendo e Construindo Cultura no 3º Bimestre; e Goiânia, Minha Cidade no 4º Bimestre, que levaram em conta a aprendizagem significativa de todas as áreas do conhecimento, a interação e a inclusão escolar e social.

Já as ações pedagógicas do Programa de Atendimento Educacional Especializado preveem ainda um serviço complementar aos educandos que se constituem como seu público atendido. Trata-se das “ações de apoio complementar aos educandos com deficiência intelectual e deficiência múltipla”. Essas ações são organizadas como apoio complementar de educação integral para educandos com deficiência intelectual e múltipla que requerem apoios limitados e que frequentam a escola comum.

Telefones Unidade Peter Pan:
(62) 3515-6700 e (62) 3515-6701

Estamos aguardando o seu contato. Preencha abaixo:



    Programa Pedagógico Específico

    Atender os educandos, pessoas com deficiência intelectual e múltipla, através de uma metodologia diversificada que favorece o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, linguísticos, psicomotores e sociais.

    Público Alvo: Alunos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, síndromes e transtornos globais do desenvolvimento, a partir de 14 anos de idade, que frequentaram a unidade de segunda-feira a sexta-feira nos turnos matutino e vespertino, com carga horária semanal de 20 horas, durante todo o ano de 2018, compreendendo 200 dias letivos.

    Mais Informações

    Resultados Obtidos:

    • Garantiu a permanência, freqüência e participação dos alunos no decorrer do ano letivo de 2018.
    • Favoreceu a participação e envolvimento da família no processo ensino e aprendizagem dos alunos.
    • Proporcionou o crescimento dos alunos nas habilidades relacionadas à aprendizagem de conteúdos significativos que contribuíram para melhorar a qualidade de vida no ambiente familiar e social.
    • Desenvolveu a formação dos alunos para o exercício da cidadania através da participação efetiva em atividades psicossociais, psicomotoras, atividades de vida diária, funcionalidade acadêmica, comunicação, saúde e segurança, autonomia, lazer e trabalho.
    • Oportunizou a freqüência e participação dos alunos a órgãos públicos, eventos, atividades de lazer, recreação e cultural, favorecendo uma melhora significativa na interação e inclusão social, na realização de atividades de vida diária, nas habilidades adaptativas e no conhecimento acadêmico.

    Capacidade de Atendimento: Cento e oitenta e um (181) alunos nos dois turnos: matutino e vespertino.

    Recursos Humanos Envolvido: 02 coordenadores pedagógicos; 14 professores de sala de aula; 11 professores de apoio 02 professores de educação física; 02 higienizadores.

    Abrangência Territorial: Educandos residentes em Aparecida de Goiânia, Goiânia, Goiânia, Guapó e Senador Canedo.

    Forma de Participação dos Educandos: O educando participou enquanto atendido no programa em que está inserido e nos eventos oferecidos pelo CAE Peter Pan mediante planejamento dentro da proposta de trabalho desenvolvida, podendo citar: Quartas Interativas, Caminhadas Educativas, Festas de Aniversariantes, Festa Junina, Festa da Família, Visitas Domiciliares, Visitas Socioeducativas, entre outros.

    Quanto à Elaboração, Execução e Avaliação: Entrevista Social, Anamnese, Plantões pedagógicos, Devolutivas, Reuniões de equipe, Conselho de classe.

    Período de Realização: 2018

    • Nº de beneficiários alunos de forma gratuita: 165
    • Nº de beneficiários aluno de forma parcialmente gratuita: 0
    • Nº de beneficiários não gratuitos: 0
    • Nº Total de beneficiários: 165
    • Percentual da gratuidade parcial: 0,0 %

    Programa REFAZER

    Atender os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se beneficiem da metodologia TEACCH (adaptada) para a aprendizagem, bem como de outros métodos e recursos que favoreçam o seu desenvolvimento através de um atendimento educacional especializado e personalizado, que estimule o seu desenvolvimento global nos aspectos cognitivos, linguísticos, afetivos, psicomotores e sociais, favorecendo o seu ingresso a outro sistema de ensino em qualquer modalidade de nível bem como a sua inclusão na sociedade.

    Público Alvo: Educandos com transtornos globais do desenvolvimento, a partir de 14 anos de idade, que frequentaram a unidade de segunda-feira a sexta-feira nos turnos matutino e vespertino, com carga horária semanal de 20 horas, durante todo o ano de 2018, compreendendo 200 dias letivos.

    Mais Informações

    Resultados Obtidos:

    • Garantiu a permanência, freqüência e participação dos alunos no decorrer do ano letivo de 2018
    • Favoreceu a participação e envolvimento da família no processo ensino e aprendizagem dos alunos.
    • Proporcionou o crescimento dos alunos nas habilidades relacionadas à aprendizagem de conteúdos significativos que contribuíram para melhorar a qualidade de vida no ambiente familiar e social
    • Desenvolveu a formação dos alunos para o exercício da cidadania através da participação efetiva em atividades psicossociais, psicomotoras, atividades de vida diária, funcionalidade acadêmica, comunicação, saúde e segurança, autonomia, lazer e trabalho.
    • Oportunizou a freqüência e participação dos alunos a órgãos públicos, eventos, atividades de lazer, recreação e cultural, favorecendo uma melhora significativa na interação e inclusão social, na realização de atividades de vida diária, nas habilidades adaptativas e no conhecimento acadêmico.

    Capacidade de Atendimento: Oito (08) alunos nos dois turnos: matutino e vespertino.

    Recursos Humanos Envolvido: 02 coordenadores pedagógicos; 04 professores de sala de aula; 02 professores de educação física; 02 higienizadores.

    Abrangência Territorial: Educandos residentes em Goiânia.

    Forma de Participação dos Alunos: O aluno participou enquanto atendido no programa em que está inserido e nos eventos oferecidos pelo CAE Peter Pan mediante planejamento dentro da proposta de trabalho desenvolvida, podendo citar: Quartas Interativas, Caminhadas Educativas, Festas de Aniversariantes, Festa Junina, Festa da Família, Visitas Domiciliares, Visitas Socioeducativas, entre outros.

    Quanto à Elaboração, Execução e Avaliação: Entrevista inicial, anamnese, plantões pedagógicos, devolutivas, reuniões de equipe, conselho de classe.

    Período de realização: 2018

    • Nº de beneficiários alunos de forma gratuita: 16
    • Nº de beneficiários alunos de forma parcialmente gratuita: 0
    • Nº de beneficiários não gratuitos: 0
    • Nº Total de beneficiários: 16
    • Percentual da gratuidade parcial: 0,0%

    Programa de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)

    Complementar e suplementar a formação dos alunos com necessidades educacionais especiais que estão inseridos no ensino comum, assegurando a permanência e o desenvolvimento da aprendizagem.

    Público Alvo: Alunos com deficiência intelectual, múltipla, Transtorno do Espectro do Autismo e outras necessidades educacionais especiais, que frequentaram no contra turno, escolas públicas das redes estaduais ou municipais, em Goiânia ou interior, com idade a partir de 6 (seis) anos, de segunda-feira a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino, duas vezes por semana, com carga horária semanal entre 4 a 8 horas, durante todo o ano letivo de 2018.

    Mais Informações

    A proposta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) fundamenta-se na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, que estabelece uma nova concepção de educação especial que passa a ser complementar ou suplementar ao ensino comum. O AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

    Resultados Obtidos: O AEE atendeu educandos no ano de 2018, buscando garantir a permanência e desenvolvimento destes, com melhora no desempenho acadêmico, nas atividades de vida diária e nas habilidades adaptativas de forma que favoreça o desenvolvimento satisfatório do processo de ensino e aprendizagem na rede comum de ensino em que os mesmos estudam.

     Capacidade de Atendimento: Setenta e seis (76) alunos nos dois turnos, sendo 34 no matutino e 42 no vespertino.

     Recursos Humanos Envolvido: 02 coordenadores pedagógicos; 5 (cinco)  professores dos ambientes pedagógicos.

    Abrangência Territorial: Educandos residentes em Aparecida de Goiânia, Bonfinópolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Teresópolis, Senador Canedo, Taquaral e Trindade.

    Forma de Participação dos Educandos: O educando participou através dos diversos ambientes e atendimentos oferecidos, dentro da proposta de trabalho a ser desenvolvida no programa em que está inserido e de acordo com o que foi planejado para atender suas especificidades.

     Quanto à Elaboração, Execução e Avaliação: Entrevista inicial, anamnese, devolutivas, reuniões e orientações às famílias e às escolas, conselho de classe, avaliação neuropsicológica, visita da equipe multiprofissional nas escolas comuns onde o inscrito é matriculado, visita das escolas comuns no CAE Peter Pan.

     Período de realização: 2018

    • Nº de beneficiários alunos de forma gratuita: 76
    • Nº de beneficiários alunos de forma parcialmente gratuita: 0
    • Nº de beneficiários não gratuitos: 0
    • Nº Total de beneficiários: 76
    • Percentual da gratuidade parcial: 0,0%

    RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS QUE ATENDEM OS  03 (TRÊS ) PROGRAMAS DA UNIDADE CAE PETER PAN: 01 diretora, 01 secretária geral, 01 auxiliar administrativo, 01 assistente social, 05 professores de apoio, 05 auxiliares de serviços gerais, 02 merendeiras, 02 vigias.

    QUADRO GERAL DO NÚMERO DE ALUNOS NO CAE PETER PAN EM 2018:

    PROGRAMA Nº DE INSCRITOS
    PROGRAMA PEDAGÓGICO ESPECÍFICO 165
    PROGRAMA PEDAGÓGICO ESPECÍFICO (REFAZER) 16
    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO 76
    TOTAL 257

    AÇÕES DESENVOLVIDAS EM 2018 PELO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL NA UNIDADE CAE PETER PAN:

      DESCRIÇÃO QUANTIDADE
    ATIVIDADE Entrevista Social 22
    Reuniões com Famílias 16
    Reuniões com Equipe de Trabalho 08
    Reuniões com Outras Instituições 03
    Oficinas 36
    Visitas Domiciliares / Outras Instituições 07
    ENCAMINHAMENTOS Passe Livre Interestadual 10
    Passe Livre Intermunicipal 08
    Declaração para Setransp 49
    Orientações 120
    Encaminhamentos Diversos 116
    Outros Atendimentos 153

    Telefones Unidade Peter Pan:
    (62) 3515-6700 e (62) 3515-6701

    Estamos aguardando o seu contato. Preencha abaixo:



      Infraestrutura

      01 recepção, 01 secretaria, 01 sala de funcionários, 11 banheiros, 01 sala da direção, 01 laboratório de informática, 01 auditório, 01 sala de Serviço Social, 01 cozinha para confecção dos lanches, 01 cozinha para atividades com os alunos, 12 salas para estimulações e intervenções, 01 sala de depósito de material pedagógico, 01 depósito de material de limpeza, 01 depósito de gêneros alimentícios, 04 almoxarifados, 01 piscina.

      Localização

      Rua. 201, Nº 179, St. Leste Vila Nova, Goiânia – GO, 74643-050.

      Galeria de Fotos

      – fechar –