skip to Main Content

Sobre

A Associação Pestalozzi de Goiânia é uma instituição filantrópica que surgiu da vontade e do esforço em conjunto de um grupo de pais, alunos, profissionais liderados pela professora Cleonice Floriano Haesbaert, diretora fundadora do Centro de Orientação Psicopedagógico Peter Pan, fundado em 1970. A Associação foi instalada em Assembleia Geral Extraordinária realizada no ano de 1974, quando foi constituída a Sociedade Pestalozzi de Goiânia, hoje denominada Associação Pestalozzi de Goiânia – APG. Fundamentada nos princípios da filosofia de Johann Heinrich Pestalozzi, o Teórico que incorporou o afeto a sala de aula.

Para a mentalidade contemporânea, amor talvez não seja a primeira palavra que venha à cabeça quando se fala em ciência, método ou teoria. Mas o afeto teve papel central na obra de pensadores que lançaram os fundamentos da pedagogia moderna. Nenhum deles deu mais importância ao amor do que o suíço Johann Heinrich Pestalozzi. Ele afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. “Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação”. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Para o educador suíço, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança e Helena Antipoff, psicóloga e pedagoga de origem russa que depois de obter formação universitária na Rússia, Paris e Genebra, se fixou no Brasil a partir de 1929, a convite do governo do estado de Minas Gerais, no contexto da operacionalização da reforma de ensino conhecida como Reforma Francisco Campos-Mário Casassanta. Grande pesquisadora e educadora da criança com deficiência, Helena Antipoff foi pioneira na introdução da educação especial no Brasil, onde fundou a primeira Sociedade Pestalozzi, iniciando o movimento pestalozziano brasileiro.

Associação Pestalozzi de Goiânia

A APG é afiliada a Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENAPESTALOZZI e a Federação das Associações Pestalozzi do Estado de Goiás – FASPEGO.

Atualmente é regida por uma Diretoria toda voluntária, composta por 19 membros. Conquistou o conceito de “Sociedade modelar” junto ao MEC, CORDE e OIT pelos seus relevantes serviços prestados.

Possui registro nos Cartórios de Títulos e Documentos número 1354, Conselho Estadual de Educação nº. 908, Federação Nacional das Associações Pestalozzi nº. 14, Secretaria de Estado da Educação Esporte, Lazer e Cultura nº. 238, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente nº. 117645, Conselho Nacional de Assistência Social nº. 239461/78, Utilidade Pública: Estadual lei nº. 7935, Municipal lei nº. 4992, Federal pela Portaria 33602/05/00.

Missão

Promover, executar e apoiar ações que contribuam para a inclusão social das pessoas com deficiência e o resgate da cidadania visando, sobretudo, a qualidade de vida dos seres humanos.

Visão

Desenvolvimento das ações de Assistência Social através da Educação, Saúde, Trabalho, Lazer, Esporte e Cultura voltados para pessoas com deficiência e/ou em situações de risco, de forma integrada e interinstitucional, coerente com os mais modernos princípios da “inclusão social” e direitos humanos.

– fechar –